Nuvem
Antigas

Crise faz produtor empregar menos insumos e tecnologia

Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A crise de renda que afetou a agropecuária brasileira em 2005 influenciou o nível de emprego de tecnologia e de insumos pelos produtores rurais, criando uma situação que resultará na queda da produtividade na safra 2005/2006. A avaliação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo.

O dirigente exemplifica que o volume de vendas de fertilizantes foi reduzido em 15,4% em 2005 porque o produtor, pelo terceiro ano consecutivo, está gastando mais para comprar os mesmos insumos. Os preços recebidos pelo produtor tiveram maiores reduções, o que contribui para a perda de renda: no caso do arroz, por exemplo, houve uma desvalorização de 24%.

A tendência é de continuidade de queda nas vendas de máquinas agrícolas como também de redução do consumo de fertilizantes e defensivos, com relação de troca - quantidade do produto necessária para adquirir uma tonelada de fertilizante - vem aumentando, pelo terceiro ano consecutivo, o que contribui para aumentar a descapitalização do produtor.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp