Desafios da Educação: Reitora Solange em audiência com Governador
Reitores das universidades comunitárias de Santa Catarina foram recebidos pelo governador Carlos Moisés na Casa D'Agronômica no fim da tarde desta quinta-feira, 21. Em pauta: desafios da educação e a ampliação de parcerias entre o Governo do Estado e as escolas de ensino superior do sistema Acafe. Em sua explanação, o governador salientou a importância histórica das instituições para o desenvolvimento regional e reforçou a necessidade dos dois lados andarem de mãos dadas.
“O encontro foi muito produtivo, pois reuniu todo o sistema Acafe. As universidades estão capilarizadas em toda Santa Catarina através desse sistema, que democratiza o acesso à educação. Discutimos, então, os projetos que o Estado pode desenvolver em parceria com essas universidades em todas as áreas. Nós precisamos usar a força da universidade em favor dos catarinenses, é isso que foi gestado hoje aqui”, destacou Moisés.
O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, destacou a necessidade de o governo voltar a investir na formação de novos professores. Segundo ele, essa política está estagnada desde a década de 1990 e gera empecilhos tanto na melhora da qualidade de ensino da rede estadual quanto no desenvolvimento dos alunos nas universidades.
O Presidente do Sistema Acafe, Günther Lother Perschy, agradeceu a oportunidade de poder discutir a educação com a maior autoridade do Estado e colocou as universidades à disposição para implementar as parcerias. “Posso resumir esse encontro em duas palavras: muito positivo. É uma grande oportunidade, já que temos uma grande capilaridade.
Percebemos que o Estado está em um momento propício para novos projetos. E nós temos o capital humano, a infraestrutura e a vontade de contribuir. Essa é uma iniciativa muito salutar”.
As Instituições do Sistema ACAFE, com atuação em todas as regiões do Estado de Santa Catarina, contam atualmente com cerca de 155 mil alunos de Graduação e Pós-Graduação, o que resulta em aproximadamente 70% das matrículas do ensino superior do Estado, formando profissionais qualificados em 53 cidades catarinenses e com atuação expressiva em todo o país. Na oportunidade, a comitiva de reitores entregou ofício ao governador solicitando apoio em algumas demandas, entre elas uma especial atenção à manutenção, ampliação e cobrança das parcelas em atraso das bolsas, especialmente àquelas referentes ao Art. 170/171/PROESDE.
A reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva destacou a importância do Art. 170 para mais de mil alunos da UnC e, como contrapartida, a Instituição realiza mais de 5 mil atendimentos ao ano nas áreas de Optometria, Fisioterapia e Psicologia gratuitamente. A possibilidade de parceria para formação e capacitação de professores, outra demanda das instituições, significa a continuidade de programas já existentes, segundo a Reitora.
(Informações: Secom/SC)