
Eleições 2006: Amin e Luiz Henrique começam discussões na corrida para o governo do Estado

O clima político esquentou durante o JORNAL DA MANHÃ de hoje (18/1). Houve críticas pesadas e respostas à altura entre os dois principais pré-candidatos ao governo de Santa Catarina nas eleições de outubro. No último final de semana, o Instituto IBOPE divulgou uma pesquisa em que aponta o atual governador Luiz Henrique da Silveira, do PMDB, e o ex-governador Esperidião Amin, do PP, tecnicamente empatados, com 31% das intenções.
Em contato ao vivo com o jornalismo da ALIANÇA nesta manhã, Esperidião Amin comentou a pesquisa. Disse que esse percentual mostra o descontentamento do povo catarinense com o governo atual. Amin criticou as promessas de revolução feitas por Luiz Henrique da Silveira nas eleições em 2002, principalmente para a agricultura. "Não passa da execução do Microbacias dois. O projeto de Reflorestamento que estava dando certo foi até interrompido".
Ao analisar a ida da missão catarinense à Rússia a fim de derrubar o embargo à carne suína, o ex-governador Esperidião Amin novamente fez críticas ao atual governo. Acusou Luiz Henrique da Silveira de estar "fracassando" na comunicação com a Rússia. "Porque de 2001 até hoje a Rússia nos conhece e não ter deixado caracterizado na Rússia o valor da agricultura catarinense é incompreensível. Se eu fosse governador eu me consideraria devendo para o povo".
Após as críticas, ainda nesta manhã direto de Moscou, o governador Luiz Henrique da Silveira rebateu as acusações feitas por Esperidião Amin. Ele respondeu dizendo que "o ex-governador só tem conversa fiada". Acrescentou que no governo anterior nem tinha um órgão que tratasse da política externa. "Nós criamos a secretaria de Relações Internacionais e ela é dirigida por um Conselheiro do Itamaraty e ironizou a crítica sobre o fracasso na comunicação. "
Luis Henrique da Silveira foi mais além. Disse que o ex-governador nunca vai entender a sua política e foi irônico ao falar do resultado da pesquisa do IBOPE. "O Amin está acreditando na história da carrocinha, nessa pesquisa. Deixa ele acreditar. No dia da eleição a gente vai ver".
Sobre as eleições de outubro, Esperidião Amin disse não confiar na reeleição de Luiz Henrique. Ele acredita em um "desgaste" devido à mudança no discurso político do praticado em 2002.


