
Estiagem deixa três municípios da Amauc em situação de emergência

A chuva da última sexta-feira (23/12) em Concórdia e alguns municípios da região não foi suficiente para amenizar o problema da estiagem. De acordo com informações da Estação Agrometereológica, da unidade local da Embrapa, choveu 30 milímetros. O ideal seria uma precipitação mais calma e por mais tempo.
Na Amauc, a estiagem já deixa três municípios em situação de emergência. Na semana passada, Paial e Presidente Castello Branco foram as outras duas cidades a assinar o decreto. No vizinho município de Presidente Castello Branco também iniciou o racionamento de água. Os registros são fechados às 8h e abertos somente às 18h.
Em Paial, ainda não há a necessidade de racionamento na cidade. Mas no interior, está sendo entregue uma média diária de 10 cargas d´água. Em Peritiba, primeiro município da Amauc a decretar situação de emergência, o racionamento de água continua. Desde o último dia 14, os moradores estão sendo abastecidos em dois horários do dia: das 7h às 10 e das 17 às 20h.
Se não chover consideravelmente nos próximos dias, Jaborá deve ser o quarto município da região a decretar situação de emergência. De acordo com o secretário de Agricultura, Idenir Saretta, o anúncio deve ser feito nos primeiros dias de janeiro. As perdas nas lavouras já são superiores a 40 por cento. Nos últimos dias, aumentou o número de pedidos de cargas d´água para o interior. Além das solicitações esporádicas, quatro famílias são atendidas com freqã¼ência.
Em Jaborá, o abastecimento de água na cidade é feito por meio de poços artesianos, por isso ainda não há a necessidade de racionamento. Mas alguns poços já apresentam escassez.


