
Faesc quer que ministro da Agricultura venha ao Estado para verificar perdas com a estiagem
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - Faesc - está solicitando uma audiência com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues (foto) para a próxima semana. A intenção é que ele venha ao Estado para verificar as perdas com a estiagem. Uma das preocupações é com o pagamento de custeio para quem perdeu a safra e não tem seguro do Pronaf. O governo brasileiro só financiou 23% das plantações e se uma medida urgente não for tomada, será inevitável o produtor não ficar inadimplente.
Ontem (19/1), em Florianópolis, houve uma reunião coordenada pela Faesc com as principais instituições e representações da agricultura e do agronegócio catarinense. A decisão foi fazer um novo levantamento de perdas até a próxima segunda-feira (23/1), para assim poder apresentar ao ministro.
De acordo com o último levantamento da Epagri, as perdas com a estiagem em Santa Catarina já atingem R$ 300 milhões. Enori Barbieri acusa o governo federal de não estar se preocupado com a seca catarinense.


