
Luiz Henrique anuncia em Concórdia que Estado vai lutar para ser reconhecido como livre de aftosa sem vacinação

Santa Catarina vai lutar para ser reconhecido internacionalmente como um Estado livre de febre aftosa sem vacinação. Esse foi o principal anúncio feito ontem pela manhã, aqui em Concórdia, pelo governador Luiz Henrique da Silveira. Em concorrida entrevista coletiva à imprensa local e do Oeste, que durou mais de uma hora, Luiz Henrique fez um balanço da viagem de uma semana da comitiva catarinense à Rússia. O status de Área Livre Sem Vacinação vai ser buscado junto à Organização Internacional de Epizootias (OIE).
Na entrevista, o governador adiantou que já na semana que vem quer fazer uma reunião com a cadeia produtiva do Estado e com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para começar a encaminhar a questão.
O governador acredita que não haverá a necessidade da vinda de uma nova missão técnica da Rússia para avaliar a sanidade catarinense. Na sua opinião, o mercado para as carnes suínas será reaberto naturalmente. Quanto a prazo, Luiz Henrique prevê que o embargo à carne suína catarinense seja suspenso nos próximos 30 dias.


