
Ministro do Desenvolvimento Agrário detalha medidas anunciadas pelo governo federal em auxílio aos atingidos pela seca
Em sua visita ao Estado e a vizinha cidade gaúcha de Erechim, Lula esteve acompanhado de mais quatro ministros que fazem parte de uma comissão formada no início do mês, especialmente para resolver o problema da seca no Sul do País. Entre eles, está o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, que durante o pronunciamento nesta quarta-feira (16/03), em Coronel Freitas, detalhou as medidas anunciadas pelo governo federal, na semana passada, em auxílio aos atingidos pela estiagem.
A primeira refere-se a garantia do direito ao seguro da agricultura familiar, que pela primeira vez terão esse benefício. A segunda diz respeito a prorrogação do prazo de pagamento de financiamentos do Pronaf, que hoje atinge mais de 105 mil famílias. "Os agricultores vão poder pagar no final do contrato".
Outra medida anunciada é a liberação de R$ 800 milhões em novos recursos que irão financiar a retomada da atividade produtiva aos atingidos pela seca. E o quarto benefício atende às famílias que não estão incluídas em nenhum seguro. Sendo que será criado um Fundo Solidário entre os três Estados do Sul para que se possa amenizar as perdas ocorridas até agora.


