Nuvem
Antigas

Morre o papa João Paulo II

Imagem
Sem imagem!
Compartilhe: Whatsapp Facebook

O papa João Paulo II morreu neste sábado, 2 de abril, aos 84 anos, no Vaticano. A morte do pontífice foi registrada às 21h37min (16h37min no horário de Brasília).

Os sinos das igrejas do Vaticano soaram todos simultaneamente, atitude que deve se repetir nos templos católicos do planeta. As portas de bronze e as venezianas do apartamento do pontífice foram fechadas. Neste domingo, será celebrada uma missa em homenagem a João Paulo II, na catedral de São Pedro, no Vaticano, às 7h30min.

O 264º papa da História não resistiu a uma infecção generalizada, encerrando um dos mais longos e o mais influente papado de todos os tempos. João Paulo II foi superado apenas por outros dois líderes católicos na duração do seu pontificado. Somente Pedro, o apóstolo e primeiro Pontífice, que ficou à frente da Igreja Católica por 34 anos - ou 37 anos, não se sabe ao certo - e o italiano Pio IX, com 32 anos de papado, superaram o último Papa.


Na manhãanterior ao dia de sua morte, mesmo depois de sofrer uma falência cardiovascular e um choque, João Paulo II participou de uma missa com assessores próximos e recebeu a comunhão. Ele estava lúcido e tranqã¼ilo e optou por não ir para um hospital.


O estado de saúde do chefe da igreja católica piorou na tarde da quinta, 31 de março, quando uma infecção urinária provocou febre alta e pressão baixa. Desde fevereiro o Papa apresentava uma saúde fragilizada. No início daquele mês João Paulo II havia sido internado no Hospital Gemelli, em Roma, em decorrência de uma pneumonia.

Poucos dias depois de receber alta, voltou ao hospital e foi submetido a uma traqueostomia - cirurgia em que foi introduzida uma sonda para que ele respirasse melhor. Depois de sair do hospital, em 13 de março, o Pontífice apareceu poucas vezes em público.

Na última quarta, 30 de março, em decorrência de complicações, recebeu outra sonda, desta vez para auxiliar na alimentação. Desde que foi submetido à traqueostomia João Paulo II havia perdido 19 quilos.


O papado do polonês começou em 16 de outubro de 1978, quando os cardeais anunciaram com a tradicional fumaça branca saída da chaminé ao lado da Capela Sistina que Karol Wojtyla seria o primeiro Potífice não italiano em 455 anos, após três dias de reunião. Com a morte prematura de João Paulo I (que ficou 33 dias no cargo), aos 58 anos, Karol se tornou o Papa mais jovem em mais de um século. A simbologia de sua eleição, surpreendente para muitos que apostavam novamente em italianos, foi correspondida e superada pela sua atuação.


João Paulo II foi uma das personalidades mais importantes do século XX, um período marcado por profundas mudanças na sociedade, no qual o Papa não deixou de participar e opinar sobre os grandes temas. A força do polonês Wojtyla talvez seja comparada à do próprio São Pedro, papa que simboliza até hoje a dimensão do cargo. A lei do Vaticano diz: "o Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos bispos quer da multidão dos fiéis".


O pouco mais de quarto de século à frente da Igreja permitiu ao Pontífice a realização com afinco das duas missões iniciadas por Pedro e conferidas a Wojtyla pela Santa Sé. Para os fiéis e a sociedade em geral, revelou-se um Papa político e progressista. No plano moral, entre o clero, um conservador. Nos 26 anos de papado, João Paulo II focou sua atenção em diversos segmentos. Nunca foi apenas um líder religioso.

Com a visão conservadora, emitiu documentos e opiniões calcados dentro dos preceitos mais ortodoxos da Bíblia, não cedendo às mudanças da sociedade e procurando fortalecer a religião. Foi assim que o João Paulo II, em 1993, arranjou inimigos - e simpatizantes - ao condenar o aborto, o uso de métodos anticoncepcionais e o homossexualismo, uma de suas manifestações mais polêmicas.

Na foto principal, uma das últimas aparições em público do Papa. Nas demais, algumas outras fotos, as últimas de quando João Paulo II esteve no Rio Grande do Sul, em 1980.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp