ONG`s de Seara pedem lei para proibir fogos que causam poluição sonora
As ONG`s de proteção animal “AuqueMia” e “Amais” de Seara, encaminharam ofícios aos prefeito Kiko Canale, nas últimas semanas, solicitando uma lei que proíba a queima de fogos que causam poluição sonora.
Ainda em fevereiro o vereador Beto Gonçalves, do PP, fez uma indicação neste sentido. A Câmara aprovou e encaminhou a sugestão ao Executivo na expectativa de que a pauta se transforme em lei. Os ofícios encaminhados agora pelas ONG`s, manifestam apoio à indicação de Gonçalves. “A gente apoia esta solicitação e pede que uma lei municipal seja criada, para que seja proibida em nosso município, a queima destes fogos que causam estouros, estampidos, ou seja, poluição sonora”, explica a presidente da AuqueMia, Renata Reginato. “Os animais possuem uma audição mais sensível e os fogos causam medo, estresse e podem até causar a morte deles. Em épocas de festas, como a de final de ano, por exemplo, animais se assustam, fogem dos lares, se perdem ou são atropelados”, argumenta Renata.
A presidente também ressalta que além dos animais, pessoas acamadas, idosas, crianças e autistas também sofrem consequências em função do barulho. Ela acredita que a indicação do vereador, reforçada pelos ofícios, pode sensibilizar a Administração. “A nossa expectativa é que o prefeito aceite a sugestão para a proibição. Sem dúvida essa lei vai trazer muitos benefícios a população local”,