Onze barragens da região da Amauc serão fiscalizadas
Onze barragens da região do Alto Uruguai de Santa Catarina estão entre os 44 empreendimentos incluídos numa relação para receber fiscalização prioritária após a tragédia em Brumadinho, Minas Gerais. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, dia 31, pelo Governo Federal. Conforme informações do NSC Total, a lista abrange todas as represas consideradas vulneráveis no país, enquadradas na categoria de risco alto ou com dano potencial alto.
Quatro dessas barragens estão entre Itá e Aratiba e fazem parte do complexo da Usina Hidrelétrica de Itá, além da barragem principal, há outras que compreendem os vertedouros e outra de menor porte que também podem ser classificadas como barramento.
Além de Itá e Aratiba, há outras três entre Piratuba e Maximiliano de Almeida, na UHE de Machadinho; duas entre Arvoredo e Xanxerê; e uma entre Xavantina e Xanxerê e uma entre Faxinal dos Guedes, Xanxerê e Xavantina.
Em todo o país, serão 3.386 barragens que serão vistoriadas por seus respectivos órgãos fiscalizadores no país nessa decisão, considerada inédita por parte do Governo Federal.