Nuvem
Antigas

Prefeitos da região reconhecem que situação de cemitérios é complicada, mas alegam falta de recursos para adequação

Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Quarenta cemitérios da região, sendo dos municípios de Ipumirim, Arabutã e Lindóia do Sul correm o risco de ser interditados. O motivo é por não terem licença para funcionamento. Nesta semana, o Promotor da Comarca de Ipumirim, Rafael Meira Luz, novamente esteve em contato com os prefeitos da região a fim de discutir o problema. Em maio deste ano, a Promotoria deu um prazo de nove meses para que a situação fosse regularizada, mas os administradores públicos municipais pedem um tempo maior. Eles acreditam que seja necessário no mínimo três anos.

Os prefeitos reconhecem que a situação é complicada, mas alegam falta de recursos para a adequação. Para poder operar, há a necessidade de três documentos: Licença Ambiental Prévia, de Implantação e de Operação. O prefeito de Lindóia do Sul, Adierson Bussolaro, menciona que o custo das três licenças para regularização de apenas um cemitério é muito alto, chegando a R$ 6 mil.

O prefeito de Ipumirim, Nilo Bortoli, destaca que a administração pública do vizinho município está sem previsão orçamentária para este ano. Todos os cemitérios são administrados pelas prefeituras, com exceção de alguns na área rural, os chamados comunitários.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp