
Primeira pesquisa sobre eleição de 2006 aponta liderança de Amin na disputa pelo governo

O ex-governador Esperidião Amin (foto), do Partido Progressista, está largando na frente na disputa pelo governo do Estado na eleição do ano que vem. É o que aponta a primeira pesquisa eleitoral de intenção de votos, realizada em todas as regiões de Santa Catarina, entre 24 de fevereiro e 10 de março. O levantamento de campo foi executado pelo Instituto Mapa.
O pré-candidato progressista aparece com 37% da preferência, contra 33% do atual governador e candidato declarado à reeleição, Luiz Henrique da Silveira, do PMDB. O senador Leonel Pavan, do PSDB, está em terceiro lugar com 9% e a senadora Ideli Salvatti, do PT, em quarto com 8%. Já o candidato pelo PFL ao governo do Estado, atual prefeito de Lages, Raimundo Colombo, foi citado por 5% dos eleitores entrevistados na pesquisa do Mapa.
No cenário em que a senadora Ideli Salvatti é substituída por José Fritsch, ministro da Pesca e do governo Lula, Colombo assume a quarta posição, oscilando um ponto para cima, assim como Amin e Luiz Henrique. Fritsch teria 5% das intenções de voto. O Instituto Mapa fará uma nova pesquisa nas próximas semanas.


