Semana agitada nos bastidores da política estadual
O cenário político de Santa Catarina vai se desenrolando para a possibilidade de cinco candidaturas mais consistentes ao governo do Estado. O PSD foi um dos primeiros partidos a homologar a candidatura do deputado estadual Gelson Merisio. Os progressistas que até chegaram a participar da convenção do PSD, em 21 de julho, oficializaram a candidatura do deputado federal Esperidião Amin no último sábado. O PSDB homologou o nome de Paulo Bauer no domingo, 29 de julho, e o senador declarou que a candidatura tucana é irreversível.
No próximo fim de semana o maior partido de Santa Catarina, o MDB, vai oficializar o nome do deputado federal, Mauro Mariani. Os petistas também vão homologar a candidatura do deputado federal, Décio Lima, ao governo de Santa Catarina.
A semana promete ser mais agitada para o deputado Gelson Merisio, que admite que irá sentar para conversar com o PSDB, mas já adiantou que para a conversa gerar frutos é necessário que nenhum dos partidos venha com imposições. A informação que circula nos bastidores políticos, é que Merisio havia afirmado que se os tucanos quiserem “zerar o jogo e começar tudo de novo, o PSD não tem nenhum problema em testar todas as possibilidades”.
Com o PP de Esperidião Amin, o PSD descarta a hipótese de reaproximação, já que considera que Amin descumpriu o acordo firmado ainda em 2017 que era coligar com Merisio. Amin usou o argumento de liderar as pesquisas em vários cenários ao se negar a ser o vice de Gelson Merisio, no entanto, o PSD entende que o candidato da sigla assumiu um compromisso sem volta com o Oeste de SC. Além disso, o PSD também usa como argumento o fato de estar latente um desejo por renovação na política e Merisio nunca ter sido candidato ao Executivo, diferentemente de Amin que vai tentar a quinta eleição a governador do Estado.
Como o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral pode ser feito até o dia 15 de agosto, nessas duas semanas ainda há muita água para rolar. O prazo legal para as convenções partidárias encerra no próximo domingo, 5 de agosto.