Sintracom realiza assembleia para tirada de pauta de negociação salarial
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário do Alto Uruguai Catarinense, Sintracom, está realizando assembleias nesta semana visando a tirada de pauta para a negociação salarial para o ano de 2019. Os encontros estão ocorrendo nesta semana nas cidades de Ipumirim, Irani e Concórdia.
Conforme o presidente da entidade sindical, Vilmar Barro, a data-base da categoria é janeiro, mas o objetivo é realizar as primeiras rodadas já no próximo mês.
Em entrevista ao Jornalismo da Rádio Aliança, Barro afirma que ainda é difícil falar em expectativa e em projeção de percentuais a serem negociados no próximo mês. "É difícil de falar algo de concreto nesse momento. O que se esperar da classe ou ou que negociar e que concordar em negociar", analisa. O motivo da incerteza é em relação ao momento econômico do país.
Mesmo com a incerteza acerca dos números, o presidente do Sintracom afirma que o objetivo é buscar um aumento real. "Vendo todos os reajustes como combustíveis, por exemplo, que incide sobre os demais produtos, é claro que a gente queria que houvesse um reajuste proporcional ao aumento das coisas (...) Vamos buscar o INPC e alguma coisa de ganho real", finaliza.