Nuvem
Antigas

Técnico diz em Concórdia que mosquito da dengue se desenvolve mais na área urbana

Imagem
Sem imagem!
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Está em Concórdia o responsável pelas ações entomológicas de Santa Catarina, Ingo Cézar Westphal. O técnico está fazendo vistorias nos locais onde foram encontrados os mosquitos da dengue. Até agora já foram confirmados 11 focos no centro da cidade. Desde janeiro 75 focos já foram registrados, sendo em 22 municípios do Estado, o litoral catarinense é o local onde mais está sendo encontrado o mosquito. Conforme Westphal, o transmissor da dengue se desenvolve mais na área urbana, do que no interior.

Por causa desses 11 registros do mosquito Aedes aegypti na área central de Concórdia, a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo uma campanha para conscientizar a população dos cuidados que devem ser tomados. As orientações estão sendo repassadas principalmente aos alunos da rede municipal de ensino.

A dengue pode ser evitada com medidas como não deixar pneus jogados a céu aberto, manter o lixo residencial ou comercial fechado a seco e nunca jogue em terrenos baldios, lave os pratinhos dos vasos sanitários de plantas e xaxins uma vez por semana usando escova ou coloque areia grossa. Os ovos do mosquito da dengue continuam vivos por até um ano.

Os sintomas mais comuns são dores de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos, dores nas juntas, falta de apetite, fraqueza e em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz.

A Secretaria Municipal de Saúde de Concórdia (SEMUS) tem uma equipe composta por cinco funcionários que atuam na prevenção à dengue. Segundo a secretária de Saúde, Maria Luiza Marcon, os funcionários pertencem a VigilÂncia Epidemiológica e realizam um trabalho de campo. Atuam no meio urbano e rural com visitas às residências e com estratégias de armadilhas, explica Maria Luiza.

Na foto, folder da campanha.


 

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp