VÍDEOS - Empresa de Peritiba cria protótipo de robô que pode ajudar no combate ao coronavírus
A empresa Master Data Tecnologia, que funciona em Linha Gaúcha, interior de Peritiba, está trabalhando no desenvolvimento de um Protótipo de um Robô Autônomo modular, que permite a utilização de diversas formas de desinfecção de ambientes, entre elas, com o uso de infusão de Ozônio em água, e utilização de lâmpadas UVC bactericidas. A ideia é auxiliar no combate ao coronavírus. Os desenvolvedores ainda buscam parcerias para o projeto e não estabeleceram um custo para o equipamento.
O robô pode ser utilizado para desinfecção de espaços em diversos tipos de estabelecimentos com alto fluxo de pessoas, ou ambientes que necessitam de esterilização, como em hospitais, clínicas, postos de saúde, aeroportos, empresas e industrias privadas, entre outros. Há o robô autônomo e outro modelo manual. Com a opção de robô autônomo, não é necessário nenhum tipo de interação, basta apenas ligar e deixá-lo sozinho no ambiente que estiver, em poucos minutos o ambiente estará livre de vírus e bactérias.
De acordo com os criadores do projeto, André Fávero, Arthur César Ferri e Diego Baller com auxílio de Diego Ferreira e Leandro da Silva, o robô desenvolvido tem capacidade de locomover-se, desviar de objetos, evitar contato com paredes, equipamentos, camas, ou qualquer outro item que possa estar em uma sala, pois contém diversos sensores que o ajudam e se locomover sem contato com o ambiente.
Segundo eles, ozônio é mais eficaz para desinfecções que água sanitária e cloro, sendo centenas de vezes mais rápido e eficaz nesse processo. Desde 2001 o governo dos Estados Unidos já considera o Ozônio como uma substância antimicrobiana, com utilização liberada nos processos de beneficiamento de alimentos.
Para mais informações : (49) 3030-8245.
Fonte: Master Data