Zagonel quer instalação gratuita de bloqueadores de ar em todos os hidrômetros
Reclamações sobre a quantidade excessiva de ar nas tubulações de água podem chegar ao fim em Concórdia. Isso porque o primeiro projeto de lei a ser protocolado no Legislativo neste ano trata justamente deste assunto: quer obrigar a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), detentora da concessão no município, a instalar gratuitamente bloqueadores de ar nos hidrômetros dos clientes que formalizarem a solicitação. O projeto é de autoria do vereador Closmar Zagonel (PMDB).
Nas justificativas contidas no documento, que poderá entrar em votação já no primeiro bloco de sessões do ano na Câmara, está o fato de que a instalação de equipamento bloqueador de ar poderia evitar, nas palavras do vereador, que o consumidor concordiense pague por quantidades além da consumida. “Isso ocorre porque o cálculo para a cobrança da taxa de água pode ser alterado com a entrada de ar, lesando os consumidores”, frisa Zagonel.
O projeto prevê ainda que as despesas com aquisição e instalação do bloqueador de ar devem ser suportadas pela empresa concessionária e que o equipamento deverá estar em conformidade com a legislação editada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Na prática, caso o documento seja aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, a Casan deverá ter um prazo – ainda a ser estabelecido - para instalar os equipamentos após a solicitação dos clientes. “A nossa intenção é resguardar a população do nosso município, que vem pagando contas de água que quase nunca correspondem ao valor realmente consumido”, defende o peemedebista.
NOVOS JÁ COM BLOQUEADOR
Além de tratar na mudança dos hidrômetros já instalados, Zagonel sugere que os novos equipamentos instalados nas unidades consumidoras do município já sejam munidos de bloqueadores de ar, para evitar qualquer tipo de problema em relação à medição de consumo.
Daisy Trombetta/Ascom Câmara de Vereadores de Concórdia