
Após funeral repleto de fiéis, Papa é sepultado; Vaticano divulga imagens

O papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, neste sábado (26). O Vaticano divulgou fotos da cerimônia, que foi privada. O “rito do sepultamento do Romano Pontífice” começou às 13h, horário local (7h, horário de Brasília), em uma cerimônia presidida pelo cardeal Kevin Farrell.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:
Ele é o “camerlengo” encarregado de organizar o funeral de Francisco e que em breve ajudará a organizar o conclave para escolher o próximo pontífice. No testamento do papa Francisco, assinado em 29 de julho de 2022, o pontífice buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.
O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração da missa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
No papamóvel, o caixão passou por pontos simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.
Ao entrar na Santa Maria Maggiore, os carregadores do caixão fizeram uma pausa de alguns minutos em frente ao ícone de Maria onde o pontífice costumava orar. Crianças também levaram flores brancas ao altar.
Ele expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”. Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.
“Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o documento.
Fonte: CNN/G1


