
Daniel Faganello é homenageado na Câmara por atuação internacional em defesa da inclusão

A Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou e entregou nesta quarta-feira (25) uma Moção de Aplauso ao engenheiro Daniel Faganello, em reconhecimento à sua destacada atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, especialmente por sua participação na 18ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP18), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), realizada entre os dias 10 e 12 de junho de 2025, em Nova York.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
De autoria do vereador Closmar Zagonel, subscrita pelos demais parlamentares da Casa, a moção enaltece o papel de Faganello como único representante da sociedade civil catarinense na conferência, que reuniu representantes de governos, instituições e especialistas de diversos países com o objetivo de ampliar a conscientização pública sobre os direitos e as contribuições das pessoas com deficiência para o desenvolvimento social.
Durante sua participação no evento, Daniel defendeu a importância do ensino da acessibilidade nas universidades e apresentou propostas concretas, como o financiamento subsidiado para adequação de edificações já existentes. Ele também teve presença ativa no Fórum da Sociedade Civil, promovido no dia 9 de junho, atuando como articulador de propostas brasileiras e promovendo o intercâmbio de boas práticas com outros países.
Além de conselheiro do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Faganello integra o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), sendo uma referência na luta pela inclusão e pela promoção da acessibilidade em diferentes esferas da sociedade.
Para o autor da moção, vereador Closmar Zagonel, a homenagem representa o reconhecimento de Concórdia ao trabalho sério e incansável de um conterrâneo que projeta positivamente o nome do município em eventos internacionais. “Daniel tem dedicado sua trajetória profissional e pessoal à construção de uma sociedade mais inclusiva, e seu papel na COSP18 é motivo de orgulho para todos nós”, destacou Zagonel durante a sessão.
A Moção de Aplauso reforça o compromisso do Legislativo concordiense com as pautas de inclusão e direitos humanos, valorizando aqueles que, com competência e sensibilidade, trabalham para garantir dignidade e igualdade de oportunidades a todos.


