
Ecoponto fixo da Prefeitura já recolheu mais de 100 kg de lixo eletrônico em Concórdia

Desde o dia 21 de maio, Concórdia conta com um ponto fixo para o recolhimento de resíduos eletrônicos. Localizado no subsolo do Centro Administrativo da Prefeitura, o ecoponto é mais uma iniciativa de sustentabilidade implementada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, permitindo à população o descarte correto de materiais como televisores antigos, celulares, aparelhos de som, micro-ondas e outros eletrônicos pós-consumo.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Em entrevista ao vivo à Massa FM, o secretário de Meio Ambiente, Rafael Corezzolla, destacou que a procura tem sido expressiva desde o início da coleta permanente. “Logo nos primeiros dias, já foram mais de 100 quilos de resíduos descartados. Agora, com o horário estendido até às 22h todos os dias da semana, os números aumentaram ainda mais”, pontua.
Segundo o secretário, somente no primeiro semestre de 2025, Concórdia já recolheu cerca de 11 toneladas de lixo eletrônico, que são destinados corretamente por meio do Programa de Logística Reversa do Instituto do Meio Ambiente (IMA). “São materiais que, se não fossem descartados de forma adequada, poderiam gerar sérios impactos ambientais, contaminando o solo e os recursos hídricos com metais pesados”, explicou.
Além do ponto fixo, outras ações também estão sendo promovidas. No último sábado, dia 5, em parceria com cooperativas de crédito durante a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, a prefeitura realizou uma ação especial de coleta na Rua Coberta, onde mais de uma tonelada de resíduos foi recolhida em poucas horas.
Durante a entrevista, Rafael também fez um balanço dos trabalhos da nova secretaria, criada na atual gestão. Ele mencionou o reforço nas ações relacionadas à coleta de lixo orgânico, proteção animal e licenciamento ambiental, além de citar medidas de reorganização e acompanhamento do serviço de recolhimento de resíduos sólidos na cidade.
“Fizemos um mapeamento completo da cidade, acompanhamos o trabalho dos garis, notificamos empresas e ajustamos contratos. Tudo para garantir que o serviço essencial funcione da melhor forma possível”, afirmou.
Por fim, o secretário reforçou o compromisso da administração municipal com a causa ambiental e convidou a população a utilizar corretamente o ecoponto. “Cada resíduo descartado corretamente representa um passo importante na preservação do meio ambiente e da saúde pública”, concluiu.


