Invasão e furto de equipamentos afetam sistema de abastecimento em Concórdia
A Concórdia Saneamento constatou, na manhã desta terça-feira (16), que criminosos invadiram e causaram danos ao sistema de telemetria responsável pela automação do reservatório de água tratada que abastece o loteamento Bernardi.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Os primeiros indícios surgiram por volta da meia-noite de segunda-feira, quando houve perda de comunicação entre o sistema e o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no bairro Floresta.
Pela manhã, a equipe técnica da concessionária esteve no local e confirmou a violação: foram furtados cabos de energia que interligavam o painel de controle à placa solar e ao sistema de leitura do nível da água.
O reservatório que abastece o loteamento Bernardi está situado em uma área elevada, próxima a uma lavoura, visível aos moradores. Os criminosos invadiram o local, violaram o alambrado e escalaram até o painel de telemetria. No ponto de acesso, arrancaram e furtaram a fiação elétrica do sistema, do sensor eletrônico de nível, do painel solar e da antena de comunicação.
A ação resultou na perda de comunicação com o CCO e na interrupção do envio de dados do reservatório. Não houve prejuízo ao abastecimento da área. A companhia está providenciando o registro de ocorrência na Polícia Civil.
Fonte: Assessoria de comunicação