Nuvem
Concórdia

IPTU 2026 terá reajuste de 4,17% em Concórdia

Data 06/01/2026 às 06:15
Primeira parcela ou cota única vence em 16 de março.
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A administração municipal de Concórdia definiu as regras para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Artêmio Ortigara, o imposto terá reajuste de 4,17%, percentual correspondente à variação do INPC. 

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

Conforme o secretário, o índice será aplicado tanto ao valor do IPTU quanto às taxas vinculadas, como a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip). Os contribuintes que optarem pelo pagamento em parcela única terão desconto de 10% sobre o valor do IPTU, com vencimento até o dia 16 de março de 2026. 

O desconto não se aplica às taxas, como a Cosip, que deverão ser quitadas integralmente mesmo no pagamento à vista. Já quem preferir parcelar poderá dividir o imposto em até seis vezes, sem desconto, com a primeira parcela também vencendo em 16 de março e a última em 17 de agosto de 2026. 

Além disso, a prefeitura reforça que a previsão é que os carnês do IPTU estarão disponíveis de forma digital a partir de janeiro, permitindo que os contribuintes façam a impressão diretamente pela internet. 

Considerando as taxas de coleta de lixo e iluminação pública, a expectativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar cerca de R$ 40 milhões no próximo ano. Já sem estas duas taxas, e descontando as isenções e imunidades, a arrecadação é de cerca de R$ 30 milhões, recursos que serão destinados à manutenção de serviços e investimentos do município.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp