Nuvem
Concórdia

Limpeza e recuperação de reservatórios ampliam capacidade de armazenamento de água

Operação em unidades de fibra de vidro e concreto busca garantir qualidade da água; Concórdia Saneamento estimula higienização nas instalações de imóveis
Imagem
Divulgação
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A Concórdia Saneamento concluiu a operação de limpeza e manutenção dos reservatórios do sistema de abastecimento, iniciada em agosto. A ação envolveu 117 unidades — sendo 31 em concreto e 86 em fibra de vidro — e resultou na reativação de 20 reservatórios de fibra, além da correção de vazamentos em outras 40 unidades. Com isso, a capacidade de armazenamento de água tratada para distribuição à população de Concórdia aumentou em 400 metros cúbicos, o que equivale ao abastecimento de aproximadamente 40 famílias durante um mês, considerando o consumo médio nacional de 10 m³ por família.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

A limpeza periódica dos reservatórios é essencial para garantir a qualidade da água, a segurança operacional do sistema e o cumprimento das normas sanitárias. A Concórdia Saneamento recomenda que os clientes façam o mesmo em seus imóveis, seja por conta própria ou contratando empresas especializadas. Mesmo quando parece limpa, a água potável pode oferecer riscos à saúde se o reservatório não for higienizado regularmente, pois há potencial para acúmulo de impurezas e microrganismos causadores de doenças.

Segundo normas da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a limpeza dos reservatórios domiciliares deve ser feita a cada seis meses. O inverno é considerado o período ideal para essa manutenção, já que há menor proliferação de microrganismos e o consumo de água tende a ser mais baixo, facilitando o esvaziamento e a desinfecção.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp