Mesmo sem feriado em Concórdia, Carnaval vai influenciar em alguns atendimentos
Apesar da tradição cultural em todo o Brasil,, o Carnaval não é considerado feriado nacional, pois não está incluído na lista oficial de datas previstas em lei federal. A suspensão de serviços ocorre, na maioria dos casos, por meio de decretos de ponto facultativo ou por legislação estadual e municipal.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Em Santa Catarina, conforme decreto publicado no início do ano, será ponto facultativo nos dias 16 de fevereiro (segunda-feira de Carnaval) e 17 de fevereiro (terça-feira de Carnaval). Na Quarta-Feira de Cinzas (18), o expediente será facultativo até as 14h nos órgãos estaduais.
Em Concórdia, a Prefeitura informou que não haverá atendimento nas repartições públicas municipais na segunda e terça-feira (16 e 17), em razão do decreto de ponto facultativo. A Policlínica Municipal e a Farmácia Básica estarão fechadas apenas na segunda-feira (16). No sábado e na terça-feira, o atendimento ocorre em horário normal.
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) também para na segunda-feira. O retorno do funcionamento ocorre na quarta-feira (18), a partir das 14h, exclusivamente para agendamentos. O atendimento normal retorna na quinta-feira, das 7h às 13h.
O período também altera o atendimento bancário em todo o país. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nas agências na segunda e terça-feira. Os serviços serão retomados na quarta-feira (18), a partir das 12h (horário de Brasília), com encerramento no horário habitual de cada unidade.
Durante os dois dias sem expediente, não haverá compensação bancária, incluindo operações como TED. O Pix seguirá funcionando normalmente, 24 horas por dia, assim como os caixas eletrônicos, aplicativos e internet banking.
As agências dos Correios também estarão fechadas na segunda e terça-feira, com reabertura na quarta-feira ao meio-dia. Durante o período, permanecem disponíveis os canais digitais e telefônicos da empresa.
Diferentemente dos órgãos públicos e instituições financeiras, o comércio de Concórdia funcionará normalmente, assim como os supermercados, mantendo o atendimento regular durante o período de Carnaval.