Negociação salarial dos servidores públicos deve chegar ao fim hoje em Concórdia
As tratativas da campanha salarial 2026 entre o Sindicato dos Servidores Municipais de Concórdia e Região e a Prefeitura de Concórdia avançaram para a fase final. De acordo com o presidente do sindicato, William Ampese, já foram realizadas três reuniões de negociação e a expectativa é de que o processo seja concluído até esta quinta-feira.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Segundo Ampese, as primeiras rodadas trataram das cláusulas sociais do acordo coletivo. Agora, as discussões estão concentradas na parte financeira, considerada a etapa mais aguardada pelos servidores. O município se comprometeu a apresentar uma proposta final até esta quinta-feira à tarde.
Diante disso, o sindicato deve convocar uma assembleia geral para esta quinta-feira, às 19h, quando os servidores irão analisar e votar a proposta apresentada pelo Executivo. “Estamos em trâmites finais de negociação”, afirmou o presidente.
O processo de negociação começou oficialmente no fim de janeiro, quando o sindicato realizou assembleias para definir as reivindicações da categoria. Entre os principais pontos aprovados está o reajuste do auxílio-alimentação para R$ 1.020,00, valor calculado com base no custo da cesta básica em Concórdia, conforme levantamento mensal realizado pelo sindicato com dados do Dieese e pesquisa em supermercados locais.
Outra pauta definida foi o reajuste salarial com ganho real de 5% acima da inflação. A data-base da categoria é 1º de março, o que garante o mês de fevereiro para as negociações. No ano passado, os servidores receberam reposição inflacionária de 4,87%, além de aumento no vale-alimentação e ajustes nas cláusulas sociais, mas sem ganho real nos salários.