Nuvem
Concórdia

Nova rede de água de 250 metros interligada a adutora fortalece abastecimento no bairro Imperial

Obra na Rua Fiorelo Sunti vai proporcionar ganhos operacionais no sistema e segurança no abastecimento, sem intermitências
Imagem
Fotos: Emerson Reimers
Compartilhe: Whatsapp Facebook

No plano de obras de curto prazo na infraestrutura de abastecimento da cidade, a Concórdia Saneamento está executando obras para melhorar o sistema do bairro Imperial. A concessionária instalou cerca de 250 metros de rede PEAD 75 milímetros na Rua Fiorelo Sunti, conectando o bairro diretamente à adutora derivada do reservatório R7, localizado no alto do bairro Nações. Antes da intervenção, o Imperial recebia água depois que a rede passava pelo bairro Catarina Fontana. Com a nova rede, o fornecimento ao Imperial será feito diretamente da adutora principal.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

Além de garantir o fornecimento mais rapidamente ao Imperial, a melhoria vai proporcionar ganhos operacionais no sistema e de segurança no abastecimento, sem intermitências. A nova rede cria condições para regular melhor a pressão nas tubulações, que precisava ser elevada para suprir toda a região, o que aumentava o risco de rompimento de tubulações, vazamentos e desabastecimento. 

A benfeitoria para o bairro Imperial está dentro de um pacote de obras que está sendo implementado este mês pela Concórdia Saneamento. O objetivo é aumentar a resiliência do sistema para os meses quentes, quando o consumo de água aumenta na cidade. 

Veja as melhorias já efetuadas

Bairro Guilherme Reich – Foi implantada uma nova rede com cerca de 450 metros de extensão e quatro novos registros para manobras. A nova tubulação PEAD 63 de milímetros instalada interliga o bairro ao Reservatório 12, no bairro Renascença. Antes dessa melhoria, o Guilherme Reich recebia água somente por meio da Estação de Recalque de Água Tratada (Erat) 1B. Com a alteração, o fornecimento ocorrerá 24 horas por dia. Quando dependia apenas da Erat 1B, o bairro recebia água somente durante as madrugadas e manhãs. 

Rio Jacutinga – Foram substituídas duas válvulas de retenção de 300 milímetros que estavam danificadas e prejudicavam a captação de água bruta. A troca deve garantir o correto funcionamento do sistema de bombeamento e evitar o refluxo da água durante paradas operacionais. A companhia também trabalha para a aperfeiçoar a estrutura existente e evitar obstrução no crivo de captação, principalmente quando ocorrem chuvas mais intensas. O crivo é um filtro colocado na tomada de água que pode sofrer entupimento por matéria orgânica carregada pelo rio em períodos chuvosos, o que exigia uma operação complicada para a limpeza, por meio de mergulhadores. A Concórdia Saneamento está implementando um mecanismo para fazer a limpeza com a própria coluna da água. 

ETA Floresta - A limpeza intensiva nos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Floresta passou a ser feita com peróxido de hidrogênio (água oxigenada), para remoção de impurezas como biofilmes formados por bactérias e oxidando os materiais orgânicos e inorgânicos. Essa lavagem afasta riscos de contaminação microbiológica e garante a qualidade da água fornecida para a população. Além disso, proporciona economia de água no processo operacional da ETA.

Eletromecânica – Foram adquiridas 13 novas motobombas para substituir equipamentos antigos e para trocas emergenciais em unidades que não dispunham de dispositivos sobressalentes. Com os equipamentos reserva, a concessionária terá maior resiliência e garantia de confiabilidade no sistema de abastecimento de água. 

Reservatório Paulo Secchi – Foi executada a interligação de dois reservatórios da ERAT 4 (Estação de Recalque de Água Tratada), na Rua Paulo Secchi, bairro Vista Alegre. O local conta com dois tanques com capacidade de 300 mil litros cada, mas apenas um deles estava abastecendo a rede. A interligação aumentou o volume disponível e deve melhorar de forma significativa o abastecimento para toda a região central e o Vista Alegre. 

Combate a perdas – São duas frentes de ação: renovação de hidrômetros antigos e busca ativa por vazamentos ocultos. O trabalho busca evitar desperdícios, para assegurar abastecimento de forma mais regular e contínuo.


Fonte: assessoria de comunicação

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp