
Plano para limpeza e manutenção de reservatórios de água deve provocar interrupções no abastecimento

Nesta quinta-feira, a Concórdia Saneamento iniciou um plano de limpeza e manutenção de reservatórios do sistema de abastecimento da cidade. Inicialmente, o trabalho ocorre em tanques de fibra que estão desativados e devem voltar a ser utilizados após a limpeza. São 79 reservatórios de fibra - sendo cerca de 20 inativos - e outras 33 unidades de concreto, com capacidade entre 60 e 400 metros cúbicos de água tratada.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Nesta sexta-feira (25), o serviço será executado em reservatórios ativos dos loteamentos Bernardi e Frei Lency 2, o que causará desabastecimento durante o dia, com retomada do fornecimento no período da noite. Clientes que contam com reservatórios em seus imóveis não devem sentir os efeitos da parada, mas recomenda-se uso consciente de água.
Na próxima semana, começará a limpeza de reservatórios de concreto. O cronograma se iniciará na quarta-feira (30), com intervenções na Estação de Tratamento de Água (ETA) Floresta. A atividade ocasionará interrupção total do tratamento de água por determinado período. A Concórdia Saneamento informará previamente as atividades em outros bairros.
O planejamento da companhia prevê ações de segunda a quintas-feiras, intercalando os pontos de atuação, para minimizar o desabastecimento. A Concórdia Saneamento informará os locais de trabalho com antecedência de 24 horas. O cronograma de limpeza depende ainda das condições climáticas.
Limpeza no imóvel
A concessionária recomenda que os clientes também façam a manutenção dos reservatórios do imóvel, afinal a água potável entregue pela Concórdia Saneamento pode sofrer contaminações e oferecer riscos à saúde se o reservatório de água do imóvel não estiver limpo. O inverno é a época ideal para adotar essa providência, porque no período frio há menor proliferação de microrganismos, o que facilita a desinfecção.
Também há menor consumo de água, permitindo esvaziar o recipiente sem prejudicar o abastecimento. Essa medida garantirá condições adequadas para os meses mais quentes, quando o consumo de água e o risco de contaminação aumentam. Se não for higienizado com frequência, fica sujeito ao acúmulo de impurezas, sedimentos, microrganismos e até insetos, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias, fungos, algas e outros microrganismos que podem causar doenças como diarreia, hepatite A, infecções gastrointestinais e leptospirose. Além disso, a sujeira acumulada pode prejudicar o funcionamento das tubulações, entupir torneiras e ainda desgastar eletrodomésticos como máquinas de lavar louças e roupas.
Por que limpar no inverno?
* Menor proliferação de microrganismos: com temperaturas mais baixas, bactérias, algas e fungos se desenvolvem mais lentamente, o que facilita a limpeza e a desinfecção do reservatório.
* Menor consumo: no inverno, o uso de água tende a ser mais econômico, o que permite esvaziar a caixa com mais facilidade, sem prejudicar o abastecimento.
* Prevenção para o verão: fazer a limpeza agora garante que, nos meses mais quentes — quando há maiores consumo e risco de contaminação — o reservatório já esteja em perfeitas condições.
Como fazer
O ideal é contratar serviço especializado para executar a tarefa, que deve ser feita seguindo estes passos:
* Esvazie o reservatório, deixando apenas um pouco de água no fundo.
* Lave as paredes internas e o fundo com escova de cerdas macias, sem sabão ou detergente.
* Remova toda a sujeira sólida.
* Desinfete com solução de hipoclorito de sódio (água sanitária).
* Enxágue bem e reabasteça.


