
Redução da frota de caminhões compromete coleta de lixo em Concórdia

Conhecedora dos problemas e da atual situação sobre as coletas dos resíduos sólidos urbanos de Concórdia, a Administração Municipal de Concórdia tem agido técnica e estrategicamente, para amenizar os impactos negativos, que os lixos acumulados tem causado à cidade.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS COM O ALIANÇA NEWS! ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES:
As dificuldades não surgiram agora, mas sim, são reflexo da desestruturação do sistema de coleta, ocorrida em anos anteriores. A nova Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado para ajustar todo o sistema e não apenas resolver problemas pontuais.
É importante informar que o sistema de coleta atua com três empresas, vencedoras de licitação. Uma delas, a que tem apresentado várias dificuldades, inclusive, no momento atuando com dois caminhões a menos, isto é, oferecendo apenas 60% de sua capacidade, está rescindindo contrato com a prefeitura. A Administração Municipal já iniciou novo processo licitatório para suprir a demanda.
Além da parte técnica, que envolve empresas e poder público, que operam e acompanham as coletas, é fundamental contar com o apoio da população. E neste ponto é preciso informar que muito também se deixa a desejar. Não são respeitadas as seletividades de resíduos e muito menos, os horários de descarte do lixo na rua. Por isso, é importante que a comunidade também faça sua parte.
O recomendado é a colocação dos resíduos na rua apenas meia hora antes do caminhão passar. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente está realizando ações educativas junto às escolas e reuniões com comunidades. Em breve, uma campanha de mobilização e conscientização também será divulgada.
Segue nota da Secretaria de Meio Ambiente
Desde a criação da Secretaria de Meio Ambiente, no início deste ano, tem-se adotado uma atuação incisiva, técnica e estratégica, com monitoramento diário dos serviços, visitas in loco, cobranças formais às empresas contratadas e reorganização de rotinas operacionais. Trata-se de um trabalho árduo, que exige tempo, planejamento, coragem e, acima de tudo, responsabilidade com a coletividade.
Ressalta-se que não há omissão por parte do Município. Ao contrário, a Secretaria atua de maneira proativa na resolução de problemas, inclusive aqueles herdados de gestões anteriores, especialmente no tocante ao abandono das políticas de prevenção, educação ambiental e gestão adequada dos resíduos sólidos. O desafio é grande. Mas é infundado e desleal atribuir ao atual governo responsabilidades que se originaram na desestruturação do sistema de coleta nos anos anteriores. Vivenciamos atualmente as consequências de um passado recente.
Outro ponto que deve ser destacado diz respeito ao descumprimento de parte da população ao cronograma oficial de coleta. Tem-se verificado a disposição irregular de resíduos fora dos horários e dias previstos, o que contribui significativamente para o acúmulo de lixo. Além das ações educativas junto às escolas, das reuniões com comunidades e das orientações gerais à população, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem atuado de forma inédita no acompanhamento operacional da coleta de resíduos.
Entre as iniciativas, destacam-se o mapeamento das rotas de coleta de dentro dos veículos – feito por um engenheiro sanitarista – prática nunca antes realizada no município –, o monitoramento em tempo real por meio de rastreadores, e a presença direta dos servidores da Secretaria nas coletas, inclusive dentro dos caminhões, acompanhando o trajeto desde os bairros até o aterro sanitário, muitas vezes durante a madrugada. Reafirma-se que a pauta ambiental pertence à coletividade e à vida. As ações desta Secretaria seguem diretrizes técnicas, normas ambientais e legais, com foco na eficiência, transparência e responsabilidade social.
A Secretaria de Meio Ambiente segue à disposição da população e da imprensa, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a construção de uma Concórdia mais limpa, saudável e ambientalmente consciente.
Fonte: Prefeitura de Concórdia


