
Saretta faz apelo ao governo para contratação de médicos-legistas para a Polícia Científica de Concórdia


O deputado estadual Neodi Saretta voltou a cobrar do governo do Estado a contratação urgente de profissionais para a unidade da Polícia Científica de Concórdia. Segundo o parlamentar, apenas um médico-legista atende atualmente a cidade e outros 15 municípios da região, estrutura insuficiente, que compromete agilidade e qualidade no atendimento.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
“Nos últimos meses a falta de pessoal tem causado demoras de até 12 horas na liberação de corpos, gerando dor, angústia e indignação das famílias, devido à necessidade de ter que deslocar alguém até Chapecó para a realização de perícias em Concórdia”, disse.
Saretta lembrou que em maio deste ano já havia solicitado a contratação de médicos-legistas e de um perito criminal, além das demais estruturas, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. Diante da ausência de solução, o deputado protocolou um pedido de informação ao governo, questionando os motivos da demora e um apelo para que o problema seja resolvido.
“Essa estrutura é totalmente insuficiente, compromete a agilidade e a qualidade do atendimento à população. Não se trata apenas de uma questão administrativa, mas de respeito e dignidade para com a população”, afirmou.
Segundo o deputado, a Polícia Científica tem papel essencial nas investigações criminais e na garantia da justiça, mas para desempenhar sua função precisa de condições adequadas e de profissionais suficientes.
Saretta destacou que tem insistido nesse tema reiteradamente, com diversas indicações, solicitações, pronunciamentos e ofícios encaminhados ao governo, sem retorno efetivo.
“É inaceitável que uma região com mais de uma dezena de municípios dependa do esforço de somente um único médico-legista”, enfatizou.


