Uso consciente da água: compromisso que precisa ser levado a sério
A chegada do verão traz desafios adicionais ao abastecimento de água. Em 2025, a Concórdia Saneamento solucionou problemas crônicos com obras e melhorias para ampliar a capacidade e a eficiência do sistema. No entanto, na temporada de calor que está começando é vital que mudar hábitos e evitar desperdícios. O maior deles está visível a todos os moradores todos os dias: o uso de mangueiras para lavar calçadas.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
A prática de deixar a água jorrando para lavar calçadas, além de desnecessária, consome cerca de 216 litros de água em apenas 30 minutos. Essa quantidade é superior ao consumo médio de uma pessoa durante todo o dia, que é de 150 litros, e faz falta para famílias que moram em áreas mais distantes do Centro. A recomendação é que a mangueira seja substituída por vassoura e balde, se necessário.
A segurança hídrica definitiva em Concórdia só será alcançada com a construção de novas estações de captação de água bruta no Rio Uruguai e a ampliação das estações de tratamento. Enquanto esses projetos estruturantes não saem do papel, é fundamental que cada cidadão faça a sua parte. O uso consciente da água é uma atitude simples e essencial.
Dicas para economizar no dia a dia
- Banhos rápidos: 5 minutos são suficientes.
- Feche a torneira ao escovar os dentes: aberta por 5 minutos, consome 12 litros.
- Lavar louça com torneira aberta por 15 minutos gasta 243 litros; ensaboe com a torneira fechada e enxágue com água acumulada.
- Ao lavar roupas, aproveite a água do tanque para limpar o quintal.
- Lavar carro com mangueira consome 560 litros; com balde, a economia é enorme.
- Regue plantas com regador, nunca com mangueira.
- Verifique vazamentos: uma torneira pingando desperdiça 46 litros por dia.
Cada gota conta. Com atitudes simples, evitamos desperdícios e contribuímos para que Concórdia continue avançando na busca por segurança hídrica.