
Equipe de Robótica da Escola SESI de Concórdia brilha em Torneio Nacional

Três times de robótica da Escola SESI de Concórdia participaram do Torneio SESI de Robótica 2025, realizado de 11 a 15 de março em Brasília, no Distrito Federal. As equipes AgroRobots e AgroNewEra disputaram a categoria FIRST®️ LEGO League Challenge (FLLC), enquanto a equipe AgroTech competiu no FIRST®️ Tech Challenge (FTC).
A AgroRobots participa do FLLC há cerca de 8 anos, e tem como integrantes alunos de 12 a 15 anos. Já os competidores da AgroNewEra estão na faixa etária 12 a 14 anos, e a equipe conquistou a vaga na etapa nacional após vencer a edição realizada em Joinville, no ano passado. Durante a participação no Torneio, a equipe AgroTech conquistou o terceiro lugar no Prêmio Motivação, reflexo de engajamento e dedicação.
Para a professora da Escola SESI e técnica dos times de robótica, Jandira Saiba, participar do Torneio é motivo de gratidão, e representa um conjunto de aprendizados. “Estar num torneio nacional, competindo nestas categorias, é uma oportunidade única. Nós, enquanto educadores, ficamos muito felizes com os resultados, por estar a frente desses times”, ressalta.
A docente destaca o impacto do Torneio na vida de cada envolvido, após meses de preparação e treinamentos. “Foram vários dias de competições acirradas e diferença de detalhes entre uma equipe e outra. A gente tem que agradecer aos competidores, agradecer por Concórdia ter uma instituição que oferece isso, além da parceria dos pais e das empresas que são nossas patrocinadoras”, destaca Jandira.
O ensino de robótica integra o itinerário inovador proporcionado pelas unidades das Escola SESI em Santa Catarina. A abordagem de ensino STEAM – sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – fomenta os potenciais de cada estudante ao unir teoria e prática no ambiente de ensino e tornando-os protagonistas de sua história.
“Acima de qualquer premiação nacional, oportunizar que tantos estudantes na nossa escola vivam essa experiência é meu maior orgulho. Conquista, diversão, aprendizado e até a frustração, todos ingredientes fundamentais para formarmos futuros realizadores, cumprindo nossa mais nobre missão", finaliza Jandira.


