Catarinense 2026 começa nesta terça-feira; saiba todos os detalhes da competição
O Campeonato Catarinense de 2026 tem início nesta terça-feira, dia 6, trazendo uma série de mudanças que prometem deixar a disputa ainda mais intensa ao longo do curto calendário da competição. Conforme destacou o Globo Esporte, as alterações no calendário nacional promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reduziram o número de datas disponíveis para os estaduais, o que obrigou a Federação Catarinense de Futebol a reformular o formato do torneio.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Com isso, o Estadual deste ano será disputado em sistema de “tiro curto”, aumentando a importância de cada partida e a emoção para os torcedores em todo o estado. Ao todo, 12 equipes participam da competição, divididas em dois grupos com seis clubes cada. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam apenas os adversários do Grupo B, totalizando seis jogos para cada equipe.
O Grupo A é formado por Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque. Já o Grupo B reúne Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina. Após essa etapa inicial, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final.
O mata-mata será disputado com confrontos internos dentro de cada chave: o primeiro colocado enfrenta o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro. O mesmo formato se repete nos dois grupos. Diferentemente de edições anteriores, as quartas de final terão jogos de ida e volta, assim como as semifinais e a grande decisão do campeonato.
Outra mudança importante para 2026 é o aumento no número de clubes rebaixados. Três equipes cairão para a Série B estadual, medida que faz parte do planejamento para reduzir o Catarinense a dez times a partir de 2027. Na segunda divisão do próximo ano, apenas o campeão garantirá acesso à elite.
Os dois clubes eliminados de cada grupo na primeira fase disputarão o chamado “quadrangular da morte”, em jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas. Apenas o líder dessa fase extra assegura permanência na primeira divisão. O melhor quinto colocado da fase inicial entra no quadrangular com um ponto de bonificação.
Além disso, o campeonato contará com uma competição paralela inédita: a Taça Acesc 70 anos. O torneio será disputado pelos quatro times eliminados nas quartas de final, em formato de mata-mata. Os dois vencedores avançam para enfrentar os dois clubes derrotados nas semifinais do Estadual. Dessa nova fase sairão os finalistas que disputarão, em jogo único, uma vaga na Copa do Brasil de 2027.