Figueirense e Joinville decidem a Copa Santa Catarina; Blumenau garante vaga na Série D de 2026
A Copa Santa Catarina chega à sua reta final com Figueirense e Joinville como finalistas. Além do título, o campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2026.
Com a melhor campanha no mata-mata, o Figueirense terá a vantagem de decidir o segundo jogo em Florianópolis. As datas e horários ainda serão confirmados, mas as partidas devem ocorrer nos dias 16 e 23 de novembro.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
O Joinville avançou à decisão após duas classificações nos pênaltis. Nas quartas de final, empatou com o Criciúma (0 a 0 e 2 a 2) e venceu por 4 a 2 nas penalidades. Na semifinal, depois de vencer o Blumenau por 1 a 0 na ida e perder pelo mesmo placar na volta, contou com o goleiro Bruno Pianissola, que defendeu três cobranças e garantiu o JEC na final.
O Figueirense, por sua vez, eliminou a Chapecoense nas quartas, perdeu por 2 a 1 em Chapecó, mas virou o confronto com vitória por 2 a 0 no Orlando Scarpelli. Na semifinal, abriu boa vantagem ao fazer 3 a 0 sobre o Marcílio Dias e assegurou a vaga mesmo com derrota por 2 a 1 em Itajaí.
Mesmo com a eliminação, o Blumenau teve motivo para comemorar. A equipe garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, graças à campanha consistente no mata-mata. Segundo a Federação Catarinense de Futebol (FCF), o terceiro colocado da Copa é definido pela pontuação nas fases eliminatórias — e o BEC somou nove pontos em quatro jogos, contra sete do Marcílio Dias.
O Joinville já tinha vaga assegurada na Série D de 2025 pelo estadual, enquanto o Figueirense, que disputa a Série C, busca na Copa Santa Catarina a chance de voltar à Copa do Brasil.