Final da Copa Santa Catarina terá VAR pela primeira vez em jogo oficial da Federação Catarinense de Futebol
A final da Copa Santa Catarina entre Joinville e Figueirense começa neste domingo (16), às 16h, na Arena Joinville. O duelo marca o primeiro dos dois confrontos que irão definir o campeão estadual. A partida terá arbitragem de Luiz Augusto Silveira Tisne, com Bráulio da Silva Machado no comando do VAR. O árbitro de vídeo será utilizado pela primeira vez em uma competição oficial da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
A adoção do recurso foi anunciada pela FCF na quinta-feira (13). O sistema é próprio da entidade, adquirido recentemente de uma empresa da República Tcheca e certificado pela FIFA. Durante a semana, passou por testes e terá sua central de operação em Florianópolis.
O Joinville chega à decisão após duas classificações nos pênaltis. Nas quartas de final, empatou com o Criciúma (0 a 0 e 2 a 2) e avançou por 4 a 2 nas penalidades. Na semifinal, venceu o Blumenau por 1 a 0 na ida, perdeu pelo mesmo placar na volta e garantiu vaga graças às defesas de Bruno Pianissola, que parou três cobranças.
O Figueirense eliminou a Chapecoense nas quartas, revertendo a derrota por 2 a 1 em Chapecó com vitória por 2 a 0 no Orlando Scarpelli. Na semifinal, abriu vantagem ao fazer 3 a 0 no Marcílio Dias e avançou mesmo com a derrota por 2 a 1 em Itajaí.
A partida de volta da final será no dia 23, também às 16h, no estádio Orlando Scarpelli. Em caso de empate no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis.