Após chuva e estragos, confira previsão do tempo para este início de ano na região
Após dias de chuvas intensas que provocaram alagamentos, danos estruturais e diversos transtornos em municípios do Oeste, Meio-Oeste e demais regiões de Santa Catarina, o tempo começa a apresentar sinais de mudança neste início de ano. A previsão indica redução gradual da instabilidade, embora ainda haja atenção para temporais isolados nos próximos dias.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Nesta sexta-feira (2), o tempo segue com muitas nuvens em grande parte do estado, especialmente entre o Oeste e o Sul catarinense, onde há condições para formação de neblina e nevoeiros durante o amanhecer. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens, contribuindo para a elevação das temperaturas. Apesar da melhora, o calor aliado à umidade ainda disponível na atmosfera pode provocar temporais bastante isolados entre a tarde e a noite, principalmente nas regiões do leste do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas. As temperaturas seguem elevadas, com máximas que variam entre 27°C e 32°C no Oeste e Meio-Oeste.
No sábado (3), encerra-se o longo período de dias consecutivos de forte instabilidade. A passagem de uma frente fria altera as condições do tempo, inicialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul pela manhã e, posteriormente, nas demais regiões entre a tarde e a noite. Ainda há possibilidade de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sobretudo no Litoral e áreas próximas. Mesmo assim, o risco para ocorrências é considerado baixo a pontualmente alto. O calor persiste, com temperaturas elevadas em todo o estado, enquanto os ventos mudam para o quadrante sul, ganhando intensidade no Litoral e provocando aumento da agitação marítima e risco de ressaca.
Já no domingo (4), a chegada de uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão favorece a estabilização do tempo em Santa Catarina. O sol predomina na maior parte das regiões, incluindo o Oeste e o Meio-Oeste, com queda significativa nas temperaturas, especialmente durante a madrugada e o amanhecer. Apenas áreas do Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte do Planalto Norte ainda podem registrar maior nebulosidade e chuvas fracas e rápidas. As temperaturas ficam mais amenas ao longo do dia, trazendo alívio após o período de calor intenso.
A tendência para os primeiros dias da próxima semana, entre segunda (5) e terça-feira (6), é de tempo firme em praticamente todo o estado. A massa de ar seco mantém noites e madrugadas mais frias e tardes com temperaturas abaixo dos 30°C na maior parte das regiões, incluindo o Oeste e o Meio-Oeste. Apenas pontos isolados do Litoral Norte ainda podem registrar chuvas fracas.