Após passagem de ciclcone, confira como fica o tempo nos próximos dias na região
O Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina seguem em atenção para mudanças no tempo ao longo dos próximos dias. Embora o ciclone extratropical que atuou sobre a região Sul comece a se afastar para alto mar nesta quinta-feira (11), seus efeitos ainda são sentidos no estado, especialmente na forma de ventos fortes e mar agitado.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Nesta quinta, rajadas de 50 a 70 km/h devem ocorrer entre o Meio-Oeste e o Litoral. O dia começa com muitas nuvens e chance de chuva fraca e passageira desde o Meio-Oeste até o Litoral Sul, mas sem risco significativo para ocorrências. As temperaturas ficam amenas no amanhecer, entre 8°C e 14°C nos Planaltos e Meio-Oeste, e sobem ao longo do dia, chegando a 25°C na região dos planaltos e entre 27°C e 30°C nas demais áreas, incluindo o Oeste.
A partir de sexta-feira (12), uma nova área de baixa pressão avança pelo interior do continente, trazendo instabilidade para todas as regiões. No Oeste e Meio-Oeste, especialmente nas áreas próximas ao Paraná, há risco moderado para temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual granizo e chuva forte em curtos períodos. As temperaturas variam entre 15°C e 18°C no amanhecer e se aproximam dos 30°C no período da tarde.
O sábado (13) tende a ser ainda mais instável. A madrugada já começa com risco de temporais entre o Grande Oeste e os Planaltos, incluindo descargas elétricas, vento forte, granizo e chuva intensa. Durante a tarde, as tempestades avançam em direção ao Litoral, atingindo com mais força o Litoral Norte, o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. O risco para danos é moderado a alto, com possibilidade de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e destelhamentos.
A instabilidade perde força no domingo (14), mas ainda há chance de pancadas de chuva isoladas à tarde devido ao calor e à umidade. Na segunda-feira (15), a aproximação de uma nova frente fria volta a aumentar o risco de temporais em todo o estado, inclusive no Oeste e Meio-Oeste.