Calor intenso dá lugar a temporais na região nos próximos dias
O Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina enfrentam uma sequência de dias marcados por calor intenso e mudanças rápidas no tempo. Nesta quinta-feira (8), o dia começa com tempo firme e abafado em toda a região, com temperaturas elevadas desde as primeiras horas da manhã. No Oeste, os termômetros já iniciam o dia acima dos 20°C e sobem rapidamente, podendo ultrapassar os 35°C ao longo da tarde.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Com o forte aquecimento, o tempo muda a partir da tarde. O avanço de uma frente fria pelo mar, aliado ao calor e à umidade, favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados. O risco é moderado e pontualmente alto para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Na sexta-feira (9), as temperaturas apresentam leve declínio no amanhecer, mas o calor volta a ganhar força durante a tarde, especialmente no Grande Oeste, onde as máximas se aproximam dos 30°C. A instabilidade aumenta novamente a partir da tarde, com a intensificação e aproximação de um sistema de baixa pressão vindo da Argentina. Há previsão de temporais em todas as regiões, acompanhados por rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h no Oeste, elevando o risco para transtornos relacionados ao vento e à chuva forte.
O sábado (10) será de tempo instável em Santa Catarina, incluindo o Oeste e Meio-Oeste. O sistema de baixa pressão evolui para um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, influenciando o estado e favorecendo temporais isolados de forte intensidade, principalmente entre a tarde e a noite. O risco é alto para alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica. Mesmo com a instabilidade, o calor ainda persiste, com temperaturas que podem chegar a 32°C no Grande Oeste.
A instabilidade segue no domingo (11), devido à frente fria associada ao ciclone, mantendo a condição para temporais em todo o estado. Já na segunda-feira (12), com o afastamento do sistema para o mar, a frente fria ainda provoca chuva e temporais, principalmente nas regiões mais ao norte de Santa Catarina, especialmente próximas à divisa com o Paraná.