Chuva e calor marcam o Natal na região; confira a previsão
A semana do Natal será marcada por calor intenso e aumento das instabilidades no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. A combinação entre altas temperaturas, umidade e a atuação de áreas de baixa pressão favorece a ocorrência de temporais isolados, especialmente entre a tarde e a noite, com destaque para o feriado de Natal, quando a chuva tende a atingir grande parte da região.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Na terça-feira (23), o dia começa com tempo firme, mas ao longo da manhã e principalmente entre a tarde e a noite, instabilidades que avançam pela divisa com o Rio Grande do Sul passam a favorecer a formação de temporais no Oeste e Meio-Oeste. Há risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas, além de risco moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. O calor segue intenso, com máximas que podem chegar a 34°C ou 35°C em pontos do rande Oeste.
A véspera de Natal, quarta-feira (24), mantém o mesmo padrão. Nas áreas de divisa com o RS, os temporais podem ocorrer já a partir da manhã, avançando para o restante do Oeste e Meio-Oeste entre a tarde e a noite. A previsão indica chuva pontualmente intensa, elevando o risco para transtornos como alagamentos e enxurradas, além de danos provocados por rajadas de vento. As temperaturas permanecem elevadas, com tardes abafadas e sensação de calor intenso.
No dia de Natal, quinta-feira (25), o cenário segue desfavorável ao tempo firme. O calor e a umidade continuam favorecendo temporais isolados, principalmente no Grande Oeste e Planalto Sul desde a manhã, com avanço das instabilidades ao longo do dia. A chuva pode ser intensa em curto período, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas ao excesso de água, além de risco moderado para danos estruturais e à rede elétrica. Mesmo com a instabilidade, as temperaturas seguem altas, com máximas acima dos 30°C.
Para os dias seguintes, a tendência indica que a instabilidade ainda persiste na sexta-feira (26), com a passagem de uma frente fria favorecendo novas pancadas de chuva e temporais, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. No sábado (27), a chuva perde força, mas ainda há chance de temporais isolados. O calor diminui gradualmente, embora as temperaturas ainda se mantenham próximas dos 30°C em grande parte do estado.