Nuvem
Estado

Defesa Civil emite alerta para temporais em SC neste fim de semana

Data 10/01/2026 às 11:00
Concórdia e cidades da região aparecem entre as mais chuvosas do Estado entre sexta e sábado
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de tempo severo para este fim de semana, com previsão de temporais, chuva intensa, rajadas de vento e risco elevado de alagamentos em grande parte do Estado. O aviso ganha ainda mais atenção no Oeste catarinense, que já registrou volumes significativos de chuva nas últimas horas.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil, municípios do Oeste figuraram entre os mais chuvosos de Santa Catarina no período de 24 horas entre a sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado (10). Concórdia acumulou 32 milímetros, com a maior parte da chuva concentrada entre a noite de sexta e o início da manhã deste sábado.

Irani registrou 31,8 mm, enquanto Piratuba aparece entre os municípios com maiores volumes no Estado, somando 44 milímetros. Também tiveram acumulados expressivos cidades como Ouro, Videira, Campos Novos, Água Doce e Xanxerê.

Segundo a Defesa Civil, o sábado (10) já começou com tempo instável e chuva pontualmente intensa no Litoral, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí. Ao longo do dia, o sol aparece em alguns momentos, elevando as temperaturas e favorecendo o retorno das instabilidades.

Com isso, temporais devem se espalhar por Santa Catarina entre a tarde deste sábado e a madrugada de domingo (11). Nesse período, o risco é alto para alagamentos e enxurradas em todo o Estado e moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

No domingo (11), o dia começa ainda com áreas de instabilidade, mas o sol volta a aparecer em vários pontos. A partir da tarde, novos temporais ganham força, principalmente entre o Meio-Oeste e o Litoral, mantendo o risco moderado a alto para alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia. No Oeste, o risco para ocorrências é considerado baixo, mas a atenção segue necessária devido ao solo já encharcado.

As condições de tempo severo são provocadas por áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera e pela formação e deslocamento de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Mesmo afastado de Santa Catarina, o sistema influencia diretamente o Estado, intensificando a instabilidade e o volume de chuva.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp