Em surto, homem incendeia a própria casa mobilizando bombeiros, Polícia Militar e equipes de socorro na madrugada.
Na madrugada desta quarta-feira (18), por volta das 3h, guarnições do 15º Batalhão de Bombeiros Militar, por meio da OBM de Trombudo Central, atenderam uma ocorrência classificada inicialmente como vítima de agressão, no bairro Cidade Alta, no município de Trombudo Central.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
A equipe da viatura ASU-594 foi acionada para prestar atendimento pré-hospitalar. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram um homem maior de idade em aparente surto, sentado na janela da residência, desferindo golpes com um pedaço de madeira contra vidros e paredes. Ele também segurava fragmentos de vidro quebrado, o que impossibilitou a aproximação segura da guarnição.
Diante da situação e da agressividade apresentada, foi solicitado apoio da Polícia Militar e da viatura AR-324 para garantir a segurança no atendimento. O Corpo de Bombeiros também acionou o SAMU, via COBOM, considerando a complexidade da ocorrência.
Durante o aguardo do reforço policial, o homem passou a lançar material inflamável sobre partes da residência e sobre o próprio corpo, afirmando que atearia fogo. Em seguida, iniciou um foco de incêndio no imóvel.
Com a confirmação das chamas, foi acionado o ABTR-87 para apoio no combate ao incêndio. A guarnição da ASU-594, avaliando o cenário e assumindo risco operacional compatível com a preservação da vida, utilizou o extintor da viatura para conter as chamas na parte frontal da residência e na cozinha, onde havia foco ativo de incêndio.
O homem, ainda em surto, deslocou-se para o interior do imóvel e trancou-se no banheiro, acionando o chuveiro. A equipe acessou a parte posterior da casa, mantendo monitoramento da situação até a chegada da Polícia Militar.
Segundo relato das guarnições, houve tentativa inicial de verbalização por parte da PM, sem êxito. A ocorrência evoluiu e, após intervenção policial, o homem foi finalmente atendido pela equipe dos bombeiros, que realizou os procedimentos de atendimento pré-hospitalar no local.
A vítima foi conduzida com urgência ao hospital de Trombudo Central para avaliação e cuidados médicos.
As circunstâncias do fato serão apuradas pelas autoridades competentes.