Laguna decreta emergência após temporal destelhar imóveis e derrubar árvores
A prefeitura de Laguna decretou situação de emergência após a passagem de forte temporal pela cidade no fim da tarde de sábado, 27. Assinada pelo prefeito Peterson Crippa (Republicanos), a medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial neste domingo, 27. A normativa vale por 180 dias.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Situações de emergências são determinadas quando o município é atingido por algum desastre, porém, os danos são suportáveis e superáveis pela comunidade afetada. O decreto possibilita a interrupção de serviços básicos temporariamente, como educação, saúde, transporte e facilita a captação de recursos para a resolução rápida dos problemas.
A normativa atualiza a classificação do temporal de microexplosão para vendaval, segundo a prefeitura.
Até 10h30, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) apontava que havia 623 imóveis sem energia, número superior ao primeiro panorama que indicava cerca de 80 sem fornecimento de eletricidade. Equipes seguem atuando na Ponta da Barra e no Progresso, onde houve queda de postes e árvores sobre a fiação.
Segundo a Defesa Civil, um dos bairros mais afetados é o Mar Grosso, onde também houve destelhamento de imóveis. O órgão de proteção disponibilizou um formulário online para solicitação de telhas e lonas. As famílias que tiveram prejuízos em suas residências devem realizar o cadastro por meio do link: https://bit.ly/CadastroDefesa.
A prefeitura também informou que irá disponibilizar cópias físicas do formulário para preenchimento no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na entrada da cidade.
Alerta de temporal
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para a ocorrência de temporais entre a tarde e a noite deste domingo, 28, em todo o estado. De acordo com o órgão, as condições meteorológicas seguem favoráveis à formação de tempestades, com risco de destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
Conforme o aviso, ao longo da tarde a combinação da circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, aliada ao calor e à umidade, deve intensificar a instabilidade, favorecendo temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é considerado alto na maior parte de Santa Catarina, com exceção de áreas do Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto e Médio Vale do Itajaí. A instabilidade deve ter início no meio da tarde, principalmente na metade Oeste do estado, avançando para a metade Leste entre o final da tarde e a noite.
Para a segunda-feira, 29, o cenário permanece semelhante, já que ainda há previsão de temporais em todas as regiões catarinenses, conforme o aviso meteorológico vigente emitido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Agora Laguna