
Em entrevista à Massa FM, secretário de agricultura fala de programas para o setor e da corrida eleitoral em SC

O secretário estadual da Agricultura, Carlos Chiodini, esteve em Concórdia nesta segunda e terça-feira (29 e 30) cumprindo agenda de visitas e reuniões com lideranças regionais. Na manhã desta terça, ele participou ao vivo do jornal Microfone Aberto, da Massa FM, onde falou sobre ações do governo de Santa Catarina para o setor agropecuário e também abordou questões políticas envolvendo o MDB e as eleições de 2026.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Durante a entrevista, Chiodini ressaltou a força das cooperativas e empresas do agronegócio da região, citando a Copérdia e a Ferticel como exemplos de inovação e desenvolvimento. O secretário destacou ainda a sensibilidade do governador Jorginho Mello em atender as demandas do interior e anunciou a continuidade de importantes programas voltados ao produtor rural.
Entre eles, citou o Terra Boa, o Safra Garantida e o Estrada Boa Rural, que prevê investimento de R$ 2,5 bilhões para infraestrutura no campo, beneficiando pequenas agroindústrias e laticínios com melhoria no acesso e mobilidade.
Chiodini também adiantou o lançamento do SC Rural 2, programa de quase R$ 800 milhões em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), voltado à inovação, sustentabilidade e apoio direto aos pequenos produtores.
Além das pautas da agricultura, a entrevista também teve espaço para política. Como presidente estadual do MDB, Chiodini reafirmou a parceria do partido com o governo Jorginho Mello e disse que a tendência é manter a aliança para as eleições de 2026. Segundo ele, o objetivo do MDB é recuperar cadeiras na Assembleia Legislativa e ampliar a representação federal, podendo chegar a quatro deputados.
Sobre Concórdia, o secretário comentou a decisão do prefeito Edilson Massocco (PL), que deve renunciar no próximo ano para disputar vaga na Alesc. Chiodini avaliou que o MDB continuará buscando representação política na região e citou o nome do vereador Closmar Zagonel como possível candidato a deputado federal, aproveitando o aumento de cadeiras de Santa Catarina na Câmara.
O secretário encerrou destacando o papel estratégico do Oeste catarinense e reforçou que infraestrutura, energia e conectividade são pontos fundamentais para sustentar o crescimento do agronegócio no estado.


