
Presidente do Setcom cobra necessidade de melhorias urgentes nas rodovias da região

O presidente do Setcom (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense), Paulo Simioni, destacou nesta terça-feira, dia 12, em entrevista ao Microfone Aberto da Massa FM, a necessidade urgente de obras de infraestrutura e investimentos estratégicos para garantir mais segurança e eficiência ao setor.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Entre as principais reivindicações, Simioni ressaltou a execução das marginais da BR-153, no trecho entre a Linha dos Coqueiros e a Zandavalli Pneus. A obra, segundo ele, é fundamental para melhorar o acesso de empresas instaladas na região e reduzir riscos de acidentes com caminhões.
O dirigente também defendeu que o projeto contemple melhorias no Trevo de Concórdia, incluindo a possibilidade de um elevado, devido à instalação de novas empresas e expansão de estruturas como o centro de recebimento de grãos da Copérdia.
Outro ponto considerado prioritário é a solução para o Trevo de Irani, localizado no entroncamento da BR-153 com a BR-282. Simioni solicitou que o governo federal inicie as obras de duplicação pelo trecho de oito quilômetros que engloba o trevo, considerado crítico e responsável por acidentes graves. Ele afirmou que, pela primeira vez, o projeto executivo está em andamento e que há expectativa real de avanço, apesar da redução de recursos do DNIT para este ano.
Além das reivindicações viárias, Simioni também anunciou que o Setcom está passando por uma modernização estrutural. A ampliação da sede, que será um presente para os 45 anos da entidade em 2026, prevê a construção de um auditório para 105 pessoas, ampliação do salão de eventos e reforma completa da área administrativa. A obra é executada pela CAP Engenharia e inclui ainda o asfaltamento da rua lateral, em parceria com a Prefeitura de Concórdia.
O presidente também reforçou sobre o lançamento de um programa de formação de motoristas, desenvolvido pelo Setcom em parceria com a Fabet. O projeto, que terá turmas reduzidas e treinamento intensivo, busca suprir a demanda por profissionais qualificados, com foco na segurança e na eficiência operacional.


