
Semana do Consumidor em Concórdia: direitos e cuidados com golpes financeiros

Durante esta Semana do Consumidor, celebrada oficialmente no dia 15 de março, o Procon de Concórdia tem reforçado a conscientização sobre direitos e deveres dos consumidores. Além de ser uma oportunidade para promoções e ofertas, a data também chama a atenção para os desafios enfrentados pelos consumidores, principalmente os aposentados e pensionistas.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:
Em entrevista à Massa FM, o chefe do Procon de Concórdia, Levi dos Santos, destacou que a maior demanda do órgão está relacionada aos empréstimos consignados. "Temos recebido muitas reclamações de aposentados que percebem descontos em seus benefícios sem terem contratado os empréstimos. Muitas dessas operações apresentam indícios de fraude", afirmou Levi.
Outro problema recorrente é o desconto automático de valores nos benefícios do INSS por associações e sindicatos, sem a devida autorização dos consumidores. "Geralmente, aparecem descontos de aproximadamente R$ 170,00, sem que o beneficiário tenha conhecimento", explicou o chefe do Procon.
O advogado Edno Gonçalves, representante da Comissão de Direito do Consumidor da OAB de Concórdia, alertou sobre a facilidade com que bancos realizam empréstimos sem a devida confirmação por parte dos clientes. "Muitas vezes, o aposentado vê um valor na conta e pensa que é um aumento do benefício, quando, na verdade, é um empréstimo consignado. Também identificamos fraudes grotescas, como contratos assinados por terceiros ou selfies que não pertencem ao verdadeiro cliente", relatou Edno.
Os consumidores também precisam estar atentos aos golpes financeiros, como o do PIX programado. Neste golpe, os criminosos enviam um PIX falso e depois solicitam o reembolso antes que a vítima perceba a fraude. "Os aposentados e pensionistas são os mais vulneráveis. Por isso, é essencial contar com a ajuda de familiares para evitar esse tipo de problema", orientou o advogado.
Ações do Procon e canais de atendimento
O Procon de Concórdia atua na prevenção e resolução desses conflitos. "Os consumidores podem procurar o órgão com documentação completa para abrir um processo e contestar cobranças indevidas", disse Levi dos Santos. Segundo ele, quando comprovada a fraude, a solução pode ser feita pela via administrativa. Já nos casos em que o consumidor contratou o serviço conscientemente, ele deve cumprir o pagamento.
O Procon de Concórdia está localizado na rodoviária municipal, ao lado do Departamento de Trânsito, e atende pelo telefone (49) 3442-2423. Parte dos recursos arrecadados por multas aplicadas pelo órgão é destinada ao Fundo de Direitos Difusos (FMDD), que financia projetos voltados à comunidade.
A Semana do Consumidor é um momento propício para reforçar a fiscalização e orientar a população sobre seus direitos. Ficar atento aos golpes e conhecer os canais de defesa do consumidor são atitudes fundamentais para evitar prejuízos financeiros.


