Dezembro chegará com tempestades, ventania e granizo em SC após série de estragos
Depois dos estragos causados pelo granizo e pelos vendavais que atingiram diversos municípios de Santa Catarina na sexta-feira (28), o estado volta a entrar em alerta para novas tempestades entre este domingo (30) e a segunda-feira (1º).
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Na sexta, cidades registraram prejuízos após a tempestade. Em Videira, parte de uma fábrica colapsou devido aos ventos fortes, enquanto em Orleans, a Delegacia de Polícia Civil foi destruída pela tempestade.
Segundo a Defesa Civil, o tempo deve ficar novamente instável em todas as regiões, com condições para temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva intensa em curto período de tempo e até queda de granizo, no domingo.
O risco é considerado moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas pontuais.
Ainda no domingo, o forte aquecimento combinado ao avanço de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de temporais isolados entre a tarde e a noite em todo o estado.
Já na segunda-feira (1º), a formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul mantém o tempo instável e reforça a possibilidade de temporais em todas as regiões catarinenses.
Destruição em Santa Catarina
Os municípios registraram forte ocorrência de granizo e vendavais. No Planalto Sul, Litoral Sul e em pontos do Alto Vale do Itajaí, as instabilidades ganharam força entre a manhã e o início da tarde, avançando em direção à Grande Florianópolis nas horas seguintes.
As quedas de granizo foram registradas principalmente em São João do Sul, Bom Retiro, Rio do Sul e Pouso Redondo, com relatos de danos a plantações e aos telhados de pelo menos 20 residências.
Além disso, rajadas de vento causaram estragos em cidades como Orleans, Agrolândia, Palhoça, Itaiópolis e Videira. Em Itaiópolis, os ventos chegaram a 90 km/h, conforme informou a Defesa Civil.
ND MAIS