Equipe de saúde realiza parto emergencial no Hospital de Piratuba/Ipira
A equipe do Hospital de Piratuba/Ipira realizou um parto emergencial na madrugada de sexta-feira, dia 19. A menina nasceu com 2,5 quilos. Ela e a mãe passam bem. De acordo com informações apuradas pelo Portal Magronada, Luizeane do Espírito Santo de 29 anos, grávida de nove meses, deu entrada no pronto-socorro do Hospital de Piratuba/Ipira.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
A mulher, acompanhada pelo seu esposo, relatava fortes dores e tinha contrações com evolução de algumas horas. A equipe de profissionais encaminhou a paciente para atendimento médico, sendo constatado que já estava em trabalho de parto.
Desde 2013, com as novas deliberações de obstetrícia que exigem que para ter uma sala de parto é necessária a presença de médicos obstetra e pediatra, o Hospital de Piratuba/Ipira não manteve mais o serviço de parto normal ou cesárea. As gestantes que chegam à unidade hospitalar são transferidas à maternidade do Hospital São Francisco de Concórdia. Naquele momento, não seria possível a transferência dela.
Os profissionais, que vêm recebendo treinamentos para que possam agir nesses momentos de urgência, encaminharam Luizeane à sala vermelha do Hospital de Piratuba/Ipira para o parto emergencial, onde estão disponíveis todos os materiais, medicamentos e aparelhos para os atendimentos emergenciais, incluindo partos. À 1h40, a menina nasceu, pesando 2,595 quilos. Ela estava bem. Após os procedimentos, a bebê foi colocada para amamentação com a mãe.
Mesmo mãe e filha estando bem, a equipe do Hospital de Piratuba/Ipira fez o encaminhamento delas para avaliação com o médico pediatra e a médica obstetra no Hospital São Francisco de Concórdia.
Fonte: Portal Magronada