Formatura dos Bombeiros Mirins reúne mais de 500 pessoas e celebra formação de 160 crianças da região
O Centro de Eventos de Piratuba foi palco, na noite de 2 de dezembro, às 19h45, de uma cerimônia marcada pela emoção, civismo e reconhecimento: a formatura do Programa Bombeiro Mirim 2025. Ao todo, 160 crianças dos municípios de Piratuba, Ipira, Peritiba e Alto Bela Vista concluíram sua formação, celebrada por um público superior a 500 pessoas, entre familiares, autoridades, policiais militares, bombeiros militares e comunitários.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Destaque para os formandos, mascote Malu e apresentação especial do binômio Magi
A entrada dos formandos foi um dos momentos mais vibrantes da noite, marcada pelo orgulho das famílias e pela alegria estampada no rosto das crianças. A mascote oficial da turma, Malu, também esteve presente e tornou a solenidade ainda mais especial, representando o espírito de cooperação, amizade e responsabilidade que guia o programa.
Entre os pontos altos da cerimônia, o público assistiu à apresentação do binômio cinotécnico — o Soldado Amauri Felipe de Vargas e a cadela Magi.
As crianças foram ao delírio quando Magi entrou no evento,entrou animada ao lado do militar e reforçando a importância do trabalho com cães no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Comando destaca impacto social da formação
A solenidade foi conduzida pelo Comandante da 3ª Companhia do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, 1º Tenente Robson Fermiano Barbosa da Silva, e pelo Comandante do 1º Grupo de Piratuba, 3º Sargento Charles Zimmermann.
Em sua fala, o Tenente Fermiano ressaltou o orgulho pela conclusão do programa nos quatro municípios atendidos:
“É com muita alegria que nós aqui comunicamos essa formatura dos quatro municípios, um programa social do Corpo de Bombeiros Militar em todo o estado, e que a OBM de Piratuba executou com maestria durante esse ano de 2025, atendendo todas as crianças da faixa etária prevista para esse tipo de projeto.”
Ele destacou também o clima de celebração que marcou a cerimônia:
“Foi um evento maravilhoso, com a presença de um grande público, muito bem organizado, muito bem decorado, com muita alegria no rosto das crianças. É uma alegria para nós poder ter participado desse evento.”
O comandante lembrou a tradição e o alcance do Bombeiro Mirim no estado:
“Esse projeto já vem ao longo dos anos — se não me engano começou lá no ano de 1992, em Rio do Sul — e se espalhou pelo estado, formando cidadãos desde a tenra idade.”
Formação que salva vidas
Ao longo do ano, os alunos participaram de atividades como prevenção de acidentes, noções de primeiros socorros, combate a incêndios, segurança em desastres, cidadania e acionamento adequado dos serviços de emergência.
Segundo o Tenente Fermiano, esse aprendizado tem impacto direto na segurança da comunidade:
“É um start para a criança nessa questão de prevenção. A proximidade com o Corpo de Bombeiros favorece muito a segurança da nossa sociedade. Nós já tivemos atuação de crianças que passaram pelo programa e já atuaram em atendimento a engasgamento, orientaram os pais sobre o que fazer, revelaram cuidados que deveriam se ter em casa — como o uso do cinto de segurança no carro.”
Ele reforçou ainda que o programa forma agentes multiplicadores:
“É um programa social muito bacana e que traz, com certeza, uma prevenção para a sociedade catarinense muito grande. São multiplicadores. Daqui, eu tenho certeza que teremos diversos bombeiros no futuro, seja no serviço comunitário, seja nos bombeiros voluntários ou como bombeiro militar. E isso agrega muito para a nossa comunidade.”
Criatividade e valorização do aprendizado
Como parte do processo educativo, cada turma confeccionou um desenho com o tema “O Corpo de Bombeiros e sua Comunidade”, estimulando reflexão e criatividade sobre o papel da corporação. Uma comissão avaliadora escolheu um destaque por turma, e os vencedores receberam uma caneca personalizada com o próprio desenho.