Frente fria provoca temporais e calor intenso no início da semana em Santa Catarina
A semana começa com tempo instável e alerta para temporais em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (15), o avanço de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul provoca pancadas de chuva desde a manhã, inicialmente no Oeste e no Centro do Estado, avançando para as demais regiões ao longo da tarde. A chuva ocorre de forma mais ampla e com maiores volumes no Oeste catarinense, onde também está concentrado o maior risco para temporais com granizo e possibilidade de tempestades severas.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Apesar da instabilidade, o calor predomina. As temperaturas seguem elevadas, com sensação de abafamento e máximas próximas ou acima dos 30°C em grande parte do Estado, podendo atingir até 35°C no Norte catarinense. Os ventos sopram de nordeste a noroeste, mudando para sul no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada e rajadas associadas às áreas de chuva.
Na terça-feira (16), a frente fria se afasta de Santa Catarina, mas ainda mantém o céu carregado durante a madrugada e a manhã, com chuva mais isolada e de menor intensidade. Nas áreas próximas à divisa com o Paraná, persiste a condição para temporais isolados. Ao longo do dia, uma massa de ar mais seco favorece a melhora do tempo, com aberturas de sol, principalmente nas regiões do interior.
As temperaturas ficam amenas no amanhecer, em torno dos 12°C, e sobem durante a tarde, porém sem repetir o calor intenso do dia anterior, com máximas próximas ou abaixo dos 30°C. Os ventos passam a soprar de sudoeste a sudeste, com rajadas mais fortes no Litoral, variando entre 50 e 70 km/h.
Já na quarta e quinta-feira (17 e 18), o tempo firme volta a predominar em todo o Estado. O sol aparece entre poucas nuvens e as manhãs seguem amenas, com pequena chance de geada bem isolada nas áreas mais altas do Planalto Sul na quarta-feira. Na quinta, as temperaturas sobem mais durante o dia, marcando a transição para um período de calor mais típico do verão. Os ventos sopram de sudeste a nordeste, com fraca a moderada intensidade.