Nuvem
Região

Ventos de até 70 km/h: avanço de ciclone e frente fria provocam chuvas fortes no Sul do Brasil

Atuação de ciclone extratropical vai manter instabilidade entre os dias 26 e 28, com alerta para chuvas fortes nos estados do Sul
Imagem
Ilustrativa
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Uma frente fria provocada pela formação de um ciclone extratropical no oceano vai manter o tempo instável em todo o Sul do Brasil neste fim de semana e no início da próxima.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

O cenário chuvoso é resultado da interação entre diferentes sistemas meteorológicos, incluindo uma área de baixa pressão que se desloca da região continental em direção ao oceano.

Segundo a Climatempo, esse movimento intensifica as instabilidades, especialmente no Rio Grande do Sul, onde a Defesa Civil já emitiu alertas para o risco de temporais e volumes elevados de chuva.

O estado deve enfrentar vento forte, raios e até granizo entre sábado (26) e segunda-feira (28), com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em algumas regiões.

Frente fria mantém instabilidade também em SC, PR e parte do Sudeste

No sábado (26), o Rio Grande do Sul terá pancadas de chuva mais intensas, com rajadas de vento que podem atingir 70 km/h, principalmente nas regiões oeste, centro e noroeste. Os volumes diários devem variar entre 10 e 50 mm, com destaque para a Campanha, Costa Doce e centro do estado.

Já no domingo (27), o cenário se agrava: a previsão é de chuva persistente e acumulados entre 20 e 80 mm/dia, com rajadas que podem superar os 80 km/h em áreas como Missões.

Na segunda-feira (28), a frente fria, impulsionada pelo ciclone, mantém o tempo instável, especialmente na metade leste do estado, com acumulados entre 10 e 40 mm e ventos acima de 60 km/h. A soma total do evento pode chegar a 110 mm em pontos como a Costa Doce, Região Metropolitana e Fronteira Oeste.

Em Santa Catarina, os maiores acumulados até domingo devem ocorrer nas áreas centrais e oeste do estado, com volumes entre 30 e 40 mm. Já no Paraná, a chuva atinge com mais força o oeste, sudoeste e sul, com volumes semelhantes aos de SC. As demais regiões paranaenses devem registrar chuvas isoladas e menos intensas.


ND MAIS

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp