
Casos de dengue aumentam em Concórdia, mas situação ainda está longe da registrada em 2024

O número de casos de dengue em Concórdia aumentou nas últimas semanas, mas ainda está longe do quadro preocupante que o município observava um ano atrás. Até agora, Concórdia tem quatro casos positivados da doença, sendo três importados e apenas um autóctone (que são as transmissões que ocorrem dentro da cidade).
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:
As informações são da vigilância epidemiológica de Concórdia, repassadas ao jornalismo da Massa FM. De acordo com a enfermeira chefe, Monica Pivotto, a situação clínica dos contaminados é estável e nenhum dos pacientes precisou internação até agora. Há, ainda, oito casos suspeitos aguardando o resultado do dos exames.
Entre os quatro casos confirmados da doença até agora, um é do interior. Trata-se de um morador de Barra do Tigre, sendo o único com transmissão interna. Os demais casos foram contaminações após viagens. Os pacientes são do centro, da Vila Jacob Biezus e também do bairro Primavera.
Com o calor, aumenta-se a preocupação com a doença. No entanto, em comparação com a situação em mesmo período de 2024, o quadro é bem estável. Até agora, há uma redução de 96% em relação há um ano. Naquele período, o município já contabilizava aproximadamente 100 pacientes infectados.
Mesmo diante do cenário estável, Concórdia continua enquadrada na classificação de infestação para o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, Chikungunya e zika vírus. Atualmente, o município contabiliza cerca de 100 focos do inseto. Concórdia está nesta classificação epidemiológica há, pelo menos, dois anos.
Para manter o cenário favorável, com controle de casos, a equipe de saúde de Concórdia orienta para a manutenção dos cuidados básicos, que incluem a limpeza dos terrenos, evitar a água parada em recipientes, limpar calhas, manter água da piscina tratada, entre outros.


